Eixos Temáticos


Área 1. Tecnologias e Gestão Cotidiana do Cuidado em Saúde - esta área agregará trabalhos que tratarem de: humanização; acolhimento; responsabilização; vínculo; resolutividade; ampliação de autonomia; atendimento e abordagem familiar; ferramentas de cuidado da saúde da família; trabalho em equipe; co-gestão, planejamento e organização da oferta, do acesso e da demanda; prontuários integrados e eletrônicos; construção e uso de agenda compartilhada da equipe; rotinas, protocolos e linhas guia orientadoras das práticas de cuidado; organização de programas; mapeamento, análise de situação e cartografia do território, das necessidades de saúde e da demandas da comunidade; uso da informação para qualificação do cuidado e planejamento local de ações,  processo de trabalho das equipes de atenção básica e apoio matricial.

Área 2. Expansão e Qualificação da Estratégia de Saúde da Família para Grupos e Populações em maior Vulnerabilidade Social – esta área agregará trabalhos que tratarem de: políticas, estratégias e processos de expansão do acesso e qualificação singular do cuidado a grupos e populações específicas com histórica dificuldade de acesso ou vítima de discriminação e preconceito, tais como: população em situação de rua, comunidades quilombolas, assentadas e acampadas, população negra, mulheres e população idosa, pessoas com sofrimento psíquico e doença mental, gays, lésbicas e transsexuais, populações de áreas rurais rarefeitas, populações indígenas, trabalhadores de turno integral, populações de áreas comerciais, etc.

Área 3. Promoção da Saúde e Intersetorialidade na Atenção à Saúde – esta área agregará trabalhos que tratarem de atividades de grupos voltados para: a promoção da saúde, educação popular, ações educativas, emancipação e ampliação da consciência sanitária dos cidadãos e coletividades, técnicas e experiências coletivas e de mobilização social, práticas integrativas e complementares no SUS, desenvolvimento do auto-cuidado e da autonomia dos grupos e comunidades, ações de incentivo à atividade física, ações de promoção da cultura de paz e não violência, mobilização de redes sociais e de equipamentos públicos para apoio, ampliação da responsabilização individual e social com a saúde, parcerias com os demais setores governamentais ou não governamentais, especialmente com a área social e de geração de emprego e renda, a exemplo da: educação, criança, alimentação, habitação, saneamento, urbanismo, economia solidária, Condicionalidades da Saúde do Programa Bolsa Família, Programa Saúde na Escola, etc.

Área 4. Processos de Educação e Formação em Saúde  – esta área agregará trabalhos que tratarem de: ensino de graduação, pós-graduação, formação técnica, preceptoria, desenvolvimento profissional e emancipação do sujeito, políticas, estratégias, processos e ferramentas de educação permanente, desde a mais específicas e desenvolvidas no cotidiano de trabalho a partir das próprias equipes até as mais amplas e de dimensões regionais, passando pela dimensão pedagógica como importante eixo da gestão, da pactuação e da qualificação do cuidado em saúde, Núcleos Microrregionais de Educação Permanente, Acolhimento Pedagógico etc.

Área 5. Gestão do Trabalho, Desprecarização das Relações e Valorização dos Trabalhadores – esta área agregará trabalhos que tratarem de: políticas, processos e ferramentas de gestão do trabalho na saúde, desde planos de carreira, até instrumentos como avaliações de desempenho e prêmios por resultados passando por políticas de interiorização e fixação dos trabalhadores e estabilização das equipes de saúde da família, desenvolvimento profissional e emancipação do sujeito, ações e processos na linha do “cuidado aos cuidadores” e de envolvimento, motivação e valorização dos trabalhadores; políticas e ações de desprecarização das relações de trabalho; de melhoria das condições de trabalho.

Área 6. Gestão da Saúde - Monitoramento, Avaliação, Planejamento e Apoio Institucional – esta área agregará trabalhos que tratarem desde a gestão cotidiana do cuidado e das Unidades de Saúde, até a Gestão Municipal, Regional e Estadual, passando por práticas, estratégias e modalidades de gestão diversas, assim, faz parte desta área: gestão por resultados, desempenho e qualidade, modalidades de gestão com Apoio Institucional e Matricial, Planejamento, Programação, Avaliação e Monitoramento nos vários níveis de gestão, Contratualização de equipes de Atenção Básica, Gestão da Clínica e do Cuidado, Regulação Local e Equidade, descentralização dos recursos financeiros, Ouvidorias, pactuação e colegiados gestores, sistemas de informação, uso de informação para a gestão, práticas avaliativas, etc.

Área 7. Integralidade da Atenção e Regionalização na Saúde - esta área agregará trabalhos que tratarem de: organização e integração das redes de atenção no âmbito municipal e regional de saúde, relação da AB/SF com os demais pontos da rede,  regulação, ampliação do acesso a medicamentos e seu uso racional, estratégias de apoio matricial e Núcleos de Apoio à Saúde da Família, gestão regional da rede, implantação das Linhas de Cuidado.

Área 8. Controle Social e participação popular esta área agregará trabalhos que tratarem de: Conselhos de Saúde (local e municipal), participação popular em suas diferentes expressões, organizações populares e movimentos sociais, políticas, estratégias, ferramentas e ações de envolvimento do usuário na co-gestão, avaliação, educação popular em saúde, atuação conjunta e participação nas ações e serviços de saúde da atenção básica, desde intervenções menos estruturadas como o esclarecimento do usuário e sua atuação para a definição de uma determinado projeto terapêutico até a organização de avaliação do cuidado por parte de associações de moradores e controle social; também ação de órgãos como o Ministério Público etc.